Eletricidade

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Nossa solução para Gestão da Distribuição cobre os processos relacionados a projeto, manutenção e operação da rede elétrica sobre uma plataforma de geoprocessamento. 

Principais benefícios:

  • Regras de negócio validam consistência da rede elétrica que é utilizada nos módulos de projeto, operação e equipes de campo;
  • Conjunto de metadados e parâmetros permitem alterações no comportamento da solução através de configurações, minimizando uso de customizações;
  • Arquitetura robusta e escalável, adequada para empresas de diferentes portes, suportando milhares de usuários simultâneos e redes com milhões de consumidores.


Componentes e módulos da solução:

  • Módulo de cadastro e projeto
  • Módulo de operação
  • Aplicativos móveis
  • Portal de gestão
  • Módulo de indicadores

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Casos de Sucesso


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Hexagon
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Cadastro, Planejamento e Projeto de Redes

A Hexagon oferece uma solução de Sistemas de Informação Geográficos (SIG) completa para cadastro e projeto de redes de transmissão e distribuição de energia, extremamente flexível e configurável de acordo com as regras de negócio do cliente.

Nossa solução conta com diversas funções para:

  • Cadastro de rede as-built e projetada
  • Controle do ciclo de vida de projeto
  • Pesquisas, análises e relatórios
  • Plotagem avançada
  • Geração de lista de materiais
  • Integração com ERP para controle custos e ativos
  • Integração com mobilidade para atualização de dados e acompanhamento de obras em campo.

Nossa solução conta ainda com uma modelagem detalhada de dados, incluindo o modelo de rede (elementos de rede, atributos), cartografia, relacionamentos (conectividade, vínculos etc.), simbologia, regras de engenharia, projeto e validação, permissões e outras configurações totalmente baseadas em parâmetros na base de dados, sem a necessidade de desenvolver modificações no código do produto.

Utilizando uma plataforma geoespacial própria, robusta e de alta performance, que suporta grandes volumes de dados e milhares de usuários simultâneos, a solução possui uma arquitetura totalmente aberta, armazenando os dados em padrão OGC, o que facilita o acesso aos dados a partir de outras ferramentas e a integração com outros sistemas corporativos.

Gestão de Obras e Ativos

Nossa solução suporta o planejamento, projeto de engenharia, análise e manutenção de instalações de redes de plantas externas (OSP – outside plant), com a modelagem de componentes elétricos, civil e equipamentos. Com ela, é possível obter uma conectividade completa da rede com a terminação da subestação e o transformador do cliente.

Indo além dos tradicionais sistemas de informação geográfica (SIG), nossa solução entrega um modelo de rede de conexão explícito da infraestrutura de utilidades que pode ser integrado com outros sistemas da empresa para uma verdadeira troca de informações corporativa.

A solução Hexagon facilita o processo de negócio como projeto e execução de de ordens de serviço, mapeamento, gestão de ativos e os registros de manutenção por todo o sistema. Os engenheiros atualizam o modelo de rede com as modificações assim que os pedidos de trabalho chegam para provisão de serviços ou gestão de mudanças.

É possível atribuir as facilidades da rede como desejado, incluindo as associações de unidades compatíveis integradas aos sistemas ERP, além de validar todas as entradas usandoas regras de negócios do cliente e gerar relatórios impressos, lista de materiais e estimativas de custo para dar suporte às mudanças físicas.

Inspeções de campo

A Hexagon oferece ferramentas avançadas para suporte a todo tipo de inspeção de campo, tais como inspeção de obras, preventiva da rede, para gestão de perdas técnicas e comerciais, de vegetação, ambiental (controle de PCB, etc.), entre outras.

Nossa ferramenta de mobilidade é compatível com qualquer dispositivo ou sistema operacional móvel e trabalha de maneira totalmente integrada ao banco de dados corporativo. Assim, fornece aos usuários de campo a visão atualizada da rede elétrica, das informações dos ativos de rede, permitindo visualizar áreas e locais pendentes de inspeção, bem como o preenchimento de dados de inspeção, tanto em modo conectado quanto desconectado.

É possível ainda realizar modificações no cadastro da rede, sejam eles gráficos ou de atributos, de maneira bastante intuitiva, através de uma interface amigável em um tablet.


Operação de Rede e Gestão de Interrupções

A Hexagon oferece uma solução completa de operação de rede e gestão de interrupções que inclui ainda todas as funções de gestão de equipes e despacho de ordens de serviço em um único ambiente de usuário, intuitivo e funcional.

Funcionando como um ambiente unificado para o operador de distribuição, a solução apresenta a visão completa da rede em tempo real e todas as funções de operação:

  • Visualização dinâmica da rede (primária, secundária e subestações) com coloração por alimentador e sinalização de trechos e dispositivos desenergizados ou fora do estado normal;
  • Visualização de chamadas de interrupção de clientes, eventos de interrupção e ordens de serviço emergenciais e não-emergenciais (manutenção, serviços técnico-comerciais etc.);
  • Operação da rede (abertura/fechamento de dispositivos, inclusão de jumpers e seccionamentos, inclusão de dispositivos temporários ou não cadastrados no GIS etc.);
  • Gestão de planos de manobra e desligamentos programados;
  • Integração com Google Maps ou Bing Maps;
  • Visualização de equipes de campo, recomendação automática de melhor equipe e despacho manual ou automatizado, entre outros.

A solução permite receber avisos de interrupção (ou outras emergências) de um sistema de CallCenter, URA ou outros canais (SMS, portal do cliente, etc.), realizando a triagem de avisos e predição de locais de falha bastante eficientes, que aumenta a eficiência das equipes e reduz os tempos de atendimento, melhorando a satisfação dos clientes. Além disso, todo o histórico de interrupções, horários e informações de atendimento são armazenados para contabilização de indicadores.

A solução fornece um aplicativo móvel totalmente integrado, que permite que equipes de campo recebeam automaticamente suas ordens de serviço despachadas e reportem todas suas ações e dados de atendimento, com visualização do mapa e rede, lista de eventos, chat com o operador, entre outras funções.

Por meio da integração com um sistema SCADA, a solução também permite a atualização automática do estado dos dispositivos de rede, bem como o envio de comandos de mudança de estado ou outros comandos, além da visualização de alarmes e tags/bloqueios gerados no sistema, aumentando a produtividade dos operadores.

Através integração com um sistema de medidores inteligentes (AMI/MDM), ainda é possível solicitar manualmente ou automaticamente o ping de medidores (um medidor específico, ou medidores abaixo de um dispositivo, ou aqueles vinculados a um trecho desenergizado) e visualizar seus estados na própria interface da solução, permitindo descobrir e validar interrupções mesmo antes dos clientes chamarem.

Gestão de Equipes de Campo e Mobilidade

Nossa solução de operação de rede fornece todos as funcionalidades para gestão de equipes de campo integrada, incluindo controle de escalas de trabalho, comunicação móvel para envio e recebimento de dados de ordens de serviço e integração com sistema de rastreamento de veículos (AVL).

Com uma interface amigável e intuitiva, e também permitindo automação de diversas regras de controle das equipes (alarmes, recomendação e despacho automáticos etc.), os operadores têm condições de coordenar melhor uma grande quantidade de equipes simultaneamente e de modo muito mais seguro e eficiente.

Fornecemos aplicativos de mobilidade intuitivos e ricos em funcionalidades, que permitem as equipes de campo visualizarem de forma facilitada suas ordens de serviço a serem atendidas e reportarem toda a evolução de seu trabalho, como status (disponível, em deslocamento etc.), previsão de conclusão de serviço ou restabelecimento de energia, dados de encerramento de ordens com validações e troca de mensagens com o operador, eliminando papel e aumentando significativamente a produtividade.

A solução conta também com funções de agendamento otimizado de serviços e despacho automático de equipes, seguindo regras de negócio de cada empresa que consideram habilidades e treinamentos dos técnicos de campo, tipos de veículos, durações de atividades, prazos regulatórios, SLA’s, tempos de deslocamento etc., o que aumenta a produtividade das equipes de campo e maximiza o retorno financeiro das operações.

Análise de Rede e Automação da Distribuição

Fornecemos módulos completos de análises avançadas de rede (ADMS) e automação da distribuição (SCADA) totalmente integrados com a nossa solução de operação de rede e gestão de equipes.

Nossa solução completa ADMS fornece as seguintes funcionalidades:

  • Fluxo de potência - Cálculos elétricos em tempo real sobre a rede;
  • Isolação de Falhas e Restauração de Serviço (FISR) – Geração automática de planos de manobra;
  • Otimização Volt-Var;
  • Configuração otimizada de alimentadores.

Entre os recursos do módulo SCADA, podemos citar:

  • Diagramas de subestação e mapa geográfico com leituras de tempo real;
  • Alarmes, bloqueios e tags operativos;
  • Histórico de medições.

Gestão de Manobras e Desligamentos Programados

Nossa solução conta com todas as funcionalidades para a gestão de planos de manobra e desligamentos programados na rede, controlando todo o ciclo de vida dos planos desde a sua elaboração inicial, simulação e análises, geração de lista de consumidores afetados para notificação, execução do plano e coordenação de equipes e análise pós-execução.

As funcionalidades são totalmente integradas com o aplicativo de mobilidade das equipes de campo, permitindo controle seguro e eficiente das manobras realizadas. Através de integração com um sistema SCADA é possível automatizar o envio de comandos de operação de dispositivos e de bloqueios que fazem parte do plano de manobras.

O sistema conta ainda com ferramentas para detecção de sobreposição entre planos no mesmo trecho de rede, permitindo otimização dos desligamentos programados.

Indicadores, Relatórios e Análises

Nossa solução de operação e gestão de interrupções fornece um módulo de cálculo de indicadores totalmente aderente à regulamentação do PRODIST da ANEEL, incluindo:

  • Cálculo de DEC, FEC, DIC, FIC, DMIC, TMA, etc;
  • Cálculo diário, mensal, trimestral e anual;
  • Cálculo de dia crítico, expurgos e análise de conflitos, sobreposições e inconsistências de interrupções;
  • Ferramenta intuitiva e ágil para correção de dados de interrupções registradas (horários, causas, equipes etc.) com controle de alterações e gravação de histórico.

Todos os dados de indicadores são disponibilizados num portal web geoespacial com gráficos, relatórios e ferramentas avançadas de análises que permitem, entre outras funções:

  • Visualizar mapa com área de serviço, rede elétrica completa, posição de equipes e localização de eventos na rede (tempo real ou histórico);
  • Visualizar dados sobre mapa do Google Maps ou Bing Maps;
  • Realizar análises temáticas, mapas termais e outros tipos de análises espaciais;
  • Apresentar dashboards operacionais e gráficos com indicadores de tempo real ou históricos;
  • Visualizar relatórios pré-definidos de suporte aos processos da empresa.