Saiba porque o Comissionamento é tão importante quanto a fase de Construção e Montagem e conheça 5 fatores-chave para o seu sucesso.

Confident Startup (Comissionamento)

03 outubro 2019

A etapa de construção de um empreendimento demanda muito planejamento, estudo e tempo, que se inicia ainda na fase de análise de viabilidade técnica. Todo este conjunto compõe um custo considerável no budget do projeto.

No entanto, é preciso ressaltar que o projeto em questão não se finaliza com a sua edificação, muito embora haja interesse para um recebimento mais ágil da unidade operacional.

O maior desafio é cumprir o prazo de startup da planta dentro do orçamento previsto. Para um startup seguro e eficaz, é muito importante que o comissionamento seja bem planejado e executado.

Não é incomum encontrarmos unidades passando pelo processo de comissionamento por mais de um ano, enfrentando barreiras para sua finalização (principalmente relacionadas a listas de pendências) que geram atrasos no startup e na entrega para a operação. Isto pode causar muitos problemas contratuais como pleitos e multas, tanto para EPCistas quanto para Owners.

Este cenário precisa ser modificado! Para a maioria das empresas o comissionamento é pensado apenas no final do projeto.

Como consequência disso, a finalização e a entrega da obra continuam gerando custos e atrasos inesperados, ocasionando operações ineficientes e muitos riscos de segurança.

De acordo com o  relatório do National Institute of Standards and Technology, processos antigos, tecnologia desatualizada e interoperabilidade inadequada resultam em perdas anuais em torno de $15.8 bilhões.

As perdas financeiras, decorrentes da demora no startup e da falta de uma gestão de dados eficiente, ainda são outros fatores com os quais os Owners devem se preocupar. Um estudo recente da ARC Advisory Group identificou que informações incompletas e ineficientes de projetos de capital podem aumentar mais do que 1% dos custos totais do projeto. Além disso, o startup mal planejado prejudica a confiabilidade da operação da planta e muitos problemas de manutenção.

Para solucionar esta problemática e ajudar os nossos clientes, a metodologia Confident Startup, associada ao  Intergraph Smart® Completions compõe uma solução que maximiza a eficiência do processo de comissionamento, atendendo aos principais fatores de sucesso dessa etapa:

Integração com sistemas de Engenharia e Planejamento, para uma melhor definição de escopo
É na fase da Engenharia que definimos os principais sistemas e subsistemas operacionais a serem comissionados. Podemos iniciar o planejamento do comissionamento e visualizar de forma preliminar os recursos necessários à sua execução;

Automatização na definição e criação de procedimentos de campo e sua vinculação às atividades de cronograma
Flexibilidade na criação de múltiplos procedimentos, que podem ser vinculados a tags e disciplinas, otimizando o processo de criação dos testes a serem realizados. Possibilidade de mapeamentos com atividades do cronograma ( como P6 e MS Project), facilitando a visualização dos avanços físicos.

Apoio na execução das tarefas através de dispositivos de campo, com trabalhos online e offline
Facilidade na execução de trabalhos de campo, reduzindo a utilização de papel, perda da informação e ajudando na rastreabilidade de dados.

Acompanhamento de progresso e informações atualizadas em tempo real
Apoio no processo de tomadas de decisão e um excelente recurso para se evitar atrasos de cronograma.

Eficácia na entrega da unidade para a operação, através do processo de digitalização de databooks
Evitar múltiplas impressões na montagem das pastas, além de dar mais segurança e contribuir com o processo de gestão da informação, assegurando um maior controle por parte do Owner na operação e na manutenção da planta.

Na Hexagon fornecemos uma solução aprimorada de ponta a ponta para a entrega de projetos, desde o sua elaboração, fabricação, construção e comissionamento, até a sua manutenção e operação. Com todo este portfolio de soluções, nossos clientes terão segurança e confiabilidade de dados durante todo o ciclo de vida do projeto. De maneira geral, as nossas soluções de gerenciamento de informações agilizam o processo e fornecem visibilidade do progresso, governança de projeto e controle para que os nossos clientes possam alcançar os seus objetivos conforme o planejado.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a metodologia Confident Startup.

Contato

Hexagon
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 - 9º andar - Itaim Bibi
São Paulo | SP
04571-010
Brasil

T: +55 11 3889 2000
F: +55 11 3887 7763

E: mkt.br@hexagon.com