Os três casos mais comuns do uso da digitalização na indústria da construção

22 March 2019

Tradicionalmente, resolver problemas tem sido uma das principais características dos trabalhadores da construção, que precisam ter uma abordagem pragmática para isso, uma vez que se deparam frequentemente com tempo e informações limitados pois não há meios de saber se as informações disponíveis estão atualizadas ou corretas. Por isso, eles precisam saber fazer o seu melhor com os recursos disponíveis. E se existisse um modo melhor? 

Como digitalizar um canteiro de obras?
A digitalização de um canteiro de obras – ou a transformação digital da indústria da construção – tem como objetivo vencer esse desafio: levar as informações disponíveis a todos os stakeholders relevantes, assim, o tempo pode ser melhor utilizado executando trabalhos em vez de ser gasto resolvendo problemas.
Na digitalização, ganhar acesso a informações diretamente da fonte pode ser uma situação confusa. É tanto um pré-requisito para transformar a construção digitalmente, quanto o objetivo do processo. Nenhuma estratégia de digitalização irá funcionar se não incluir uma conectividade de verdade para garantir o acesso a dados e informações. 
Além disso, processos de trabalho em qualquer canteiro de obras pode ser remodelado, e a experiência dos stakeholders pode ser redefinida através da transformação da indústria digitalmente. Isso acontece por permitir a coleta de dados e informações importantes desde a sua fonte, quase que sem nenhuma falha no intervalo da atualização da informação na fonte e o momento em que ela se torna disponível no processo de trabalho. 
Desse modo, todos que estão trabalhando em um projeto têm acesso a uma uma fonte segura de informação, e não existe nenhuma diferença substancial entre o que está sendo construído e o status do projeto. Isso gerará mais tempo para os trabalhadores em campo executarem as suas funções; como o tempo nas ferramentas é maior, a tomada de decisão é melhor e o tempo não é perdido refazendo trabalho ou tentando localizar informações necessárias. 

Digitalizando a execução da construção: O que isso realmente significa?
Abaixo nós listamos os três casos de utilização mais comuns da digitalização do canteiro de obras. 
Se uma mudança acontece durante a fase de projeto – assim que é aprovado, isso será digitalmente propagado para a equipe de construção tanto para uma mudança no modelo 3D quanto uma revisão nos dados entregáveis de engenharia. Todos esses dados de projeto agora estão registrados nos bancos de dados e a conectividade digital os disponibiliza para a plataforma de construção que recebe todas as mudanças de engenharia e projeto. Então, a plataforma então fornecerá, simultaneamente, uma notificação automática da mudança para todos os stakeholders relevantes. Assim, ações corretivas podem ser instantaneamente tomadas por diferentes equipes impactadas por isso.
Agora vamos olhar na cadeia de suprimentos. Vamos dizer que um inspector visita um fornecedor e percebe que um certo equipamento não está pronto para envio conforme planejado originalmente. Isso significa que a data prevista de entrega pode mudar, o que leva a uma nova Data Estimada de Chegada (ETA – Expected Time of Arrival) no canteiro. Em um ambiente digitalizado, todas essas mudanças podem ser comunicadas através de uma extensão móvel de um sistema de gestão de supply chain e comunicadas à plataforma de construção associada dentro de minutos em vez de semanas. Isso economiza muito dinheiro e tempo, além de tornar informações de suprimentos muito confiáveis, enquanto garante que todos os materiais chegarão no momento correto.
O último caso diz respeito a revisão de planejamento. Se uma mudança acontece em um cronograma principal de projeto, os stakeholders da construção precisam visualmente revisar o seu impacto na execução do plano de execução atual. Sem uma abordagem digitalizada, isso geralmente levaria várias horas, ou até mesmo dias! Mas em um ambiente de construção digitalizados, esses tipos de mudanças podem ser imediatamente refletidos em uma animação 4D, fornecendo transparência em tempo real para a tomada de decisões.

Como começar?
Toda tecnologia necessária para a digitalização do canteiro de obras já está disponível e instalada nas maiores empresas da indústria. Assim, pelo fato de já estarem lá, você já está pronto para começar a transformar digitalmente os seus canteiros. Entre em contato conosco e saiba como começar a sua transformação digital hoje mesmo.

A Hexagon é líder mundial no fornecimento de tecnologias da informação e agrega melhorias na qualidade e produtividade em aplicações corporativas geoespaciais e industriais.

As soluções da Hexagon integram sensores, software, conhecimento especializado e fluxos de trabalho de clientes com ecossistemas de informações inteligentes para entregar informações relevantes. Elas são utilizadas em uma ampla variedade de segmentos essenciais.

A Hexagon (Nasdaq Estocolmo: HEXA B) possui mais de 20.000 funcionários em 50 países. Saiba mais em hexagon.com e siga-nos pelo @HexagonAB.

Shaping Smart Change


Hoje, nesse momento, nosso trabalho é construir mudanças inteligentes através da Manufatura, Engenharia e dos cenários geoespaciais com tecnologias da informação agregando dados e ideias significativas para que possam fazer o seu melhor.

Canais HxGN


Fique conectado com a Hexagon, visitando os nossos canais HxGN, plataformas digitais onde grandes histórias sobre os nossos negócios ganham vida.