Centro integrado de operações de Medellín automatiza recepção de chamadas e reduz o tempo de atendimento a emergências com soluções de segurança pública da Hexagon

11 setembro 2020

Por Forbes Colômbia

A cidade informou que está avançada em relação à implementação tecnológica para a segurança com o sistema ICAD da Hexagon. “É um recurso de inteligência sistematizado que em um mínimo de tempo articula as funções mais elementares, onde antes era necessária a atuação de um grupo de operadores”, disse o secretário de Segurança.

A cidade colombiana se colocou na liderança tecnológica ao lançar um sistema inteligente de atendimento de emergência e segurança, equiparando-se a cidades como Nova York, Madrid e São Paulo no que diz respeito a inovação tecnológica para assistência, controle, gestão e atendimento a ocorrências.

Segundo nota do Ministério da Segurança e Convivência, o recurso de inteligência sistematizado não exigirá mais operadores, já que a nova tecnologia permitirá a execução das "funções mais básicas" em um tempo mínimo, como receber chamadas da linha 123.

A entidade disse que uma das maiores complexidades de um sistema de emergência consiste em receber e gerenciar o atendimento no menor tempo possível e de forma eficiente. O sistema também permite o atendimento de chamadas e despacho, mapeamento inteligente, comunicação no campo, relatórios e análise de dados e integração entre aplicativos.

Para José Gerardo Acevedo, secretário de Segurança e Convivência, espera-se “que esse sistema mude radicalmente a dinâmica do atendimento às urgências na cidade. É que, para dar um exemplo, quando é gerado um incidente, o mesmo passa pelo software de reconhecimento e é comunicado à polícia mais próxima, o que permite saber onde estão as patrulhas ou os agentes de mobilidade ”.

Com o I/CAD (Despacho Auxiliado por Computador da Intergraph), a cidade terá um sistema de recebimento de alertas por todos os meios e ferramentas disponíveis no Sistema Integrado de Emergência e Segurança (Sies-M), disse a entidade.

Ele também acrescenta que o Sies-M conta atualmente com onze órgãos, entre eles a Polícia Metropolitana, o Departamento Administrativo de Gestão de Riscos de Desastres (Dagrd), o Ministério da Mobilidade, o Ministério Público e o Ministério da Saúde, entre outros, que agora são articulados pelo ICAD de forma automática e inteligente.

Com essa inovação tecnológica, “o Sies-M passa a ser um dos mais sofisticados sistemas de pronto atendimento da América Latina e o melhor do país, passando a ser o cérebro de onde toda a cidade é monitorada de forma articulada com os mais de 2.750 câmeras ativas de videovigilância, o sistema Police Body Cam, o Falcon, o sistema de alarme comunitário e o sistema de reconhecimento de placas de veículos ”, destacou o secretário de Segurança.

Confira a matéria original no site da Forbes Colômbia

Contato

Hexagon
Av. Brigadeiro Faria Lima 4300 – 5º andar
São Paulo – SP
04538-132
Brasil

T: +55 11 3889 2000
F: +55 11 3887 7763

E: mkt.br@hexagon.com